Muitas vezes os pacientes me perguntam se devem realmente administrar aos seus filhos (ou a eles próprios) a vacina contra Meningite B, que não está disponível pelo SUS e possui um valor bem elevado.
​Pensando nisso elaborei esse texto no sentido de auxiliar nessa “tomada de decisão”.
​Essa vacina previne contra doenças causadas pela Neisseria meningitidis do grupo B, que pode causar tanto Meningite (infecção da meninge – tecido que recobre o cérebro) quanto infecções generalizadas (doenças meningocócicas).
​Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) crianças e adolescentes devem ser vacinadas de rotina e introduziram essa recomendação em seus calendários de vacinação. Além disso, pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica e as pessoas que estão em locais que enfrentam surto ou que vão viajar para áreas de risco devem também ser vacinadas.
​No Brasil o Meningococo do sorogrupo C ainda é o responsável pelo maior número de casos na análise global, mas após a introdução da vacina específica para este agente no calendário vacinal do SUS seu número caiu e doenças causadas pelo Meningococo do sorogrupo B tem aumentado percentualmente, principalmente nos menores de 5 anos.
​Caso você necessite de maiores informações nos procure!

​Clínica Simiqueli
​Travessa Tancredo Neves nº33, salas 306 e 307. Centro. Viçosa-MG
​Tel: (31)3891-4225 Celular: (31)98990-5050

​Dr. Alex Pinheiro Simiqueli de Faria
​Responsável Técnico
​CRMMG 40.729

Fontes: SINAN; SBIM