Muitas vezes os pacientes me perguntam se devem realmente administrar aos seus filhos (ou a eles próprios) a vacina contra Meningite B, que não está disponível pelo SUS e possui um valor bem elevado.
Pensando nisso elaborei esse texto no sentido de auxiliar nessa “tomada de decisão”.
Essa vacina previne contra doenças causadas pela Neisseria meningitidis do grupo B, que pode causar tanto Meningite (infecção da meninge – tecido que recobre o cérebro) quanto infecções generalizadas (doenças meningocócicas).
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) crianças e adolescentes devem ser vacinadas de rotina e introduziram essa recomendação em seus calendários de vacinação. Além disso, pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica e as pessoas que estão em locais que enfrentam surto ou que vão viajar para áreas de risco devem também ser vacinadas.
No Brasil o Meningococo do sorogrupo C ainda é o responsável pelo maior número de casos na análise global, mas após a introdução da vacina específica para este agente no calendário vacinal do SUS seu número caiu e doenças causadas pelo Meningococo do sorogrupo B tem aumentado percentualmente, principalmente nos menores de 5 anos.
Caso você necessite de maiores informações nos procure!
Clínica Simiqueli
Travessa Tancredo Neves nº33, salas 306 e 307. Centro. Viçosa-MG
Tel: (31)3891-4225 Celular: (31)98990-5050
Dr. Alex Pinheiro Simiqueli de Faria
Responsável Técnico
CRMMG 40.729
Fontes: SINAN; SBIM