• O que é a Dengue:
Dengue é uma doença causada pelo vírus que recebe o mesmo nome, comum em áreas tropicais e subtropicais do Globo Terrestre, e que tem acontecido no Brasil desde 1685.
• Transmissão:
A transmissão da doença ocorre quando um mosquito Aedes aegypti que esteja infectado por este vírus pica o ser humano. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa.
• Sintomas da doença:
A Dengue é caracterizada por geralmente causar febre (que pode ou não ser alta), dor de cabeça, dor retro-ocular (atrás dos olhos), dores no corpo e dores nas articulações (juntas), falta de apetite, enjoo e/ou vômitos.
Com o passar dos dias, geralmente após o término da fase febril (que dura 3 a 5 dias), podem ocorrer manchas avermelhadas pelo corpo, que normalmente coçam muito.
É neste período (quando a pessoa para de ter febre) que pode acontecer piora caracterizada por queda importante da contagem de Plaquetas no sangue com tendência a sangramentos, queda de pressão sanguínea, fuga de líquidos para fora dos vasos sanguíneos (“água na pleura”, “barriga d´água”).
Como muitos dos sintomas, principalmente os iniciais, são parecidos com os que ocorrem em outras doenças (gripe, viroses intestinais, mononucleose infecciosa ou doença do beijo, etc..) é importante que se procure atendimento médico para avaliação e tratamento adequados.
• Diagnóstico:
Após suspeitar da doença, o médico deverá solicitar exames que irão depender do número total de dias de sintomas do paciente:
– 1 a 5 dias: é solicitado um exame chamado Pesquisa de Antígeno NS1, que confirma a doença se seu resultado for positivo mas, se for negativo, não descarta a possibilidade de Dengue.
– 6 dias ou mais: é solicitada Dosagem de Anticorpos IgM e IgG para Dengue. Se o Anticorpo IgM (anticorpo de fase aguda) for positivo confirma-se a infecção pela Dengue. O resultado de IgG positivo indica que a pessoa já teve contato com o vírus em alguma época de sua vida.
Apresentar sintomas de Dengue e contagem de Plaquetas no sangue baixa aumenta a chance de se ter Dengue, mas só se confirma a doença se os exames acima mencionados forem positivos.
• Como posso me proteger:
O simples fato de se morar em áreas urbanizadas aumenta muito a chance de adquirir a Dengue, uma vez que o mosquito transmissor está muito bem adaptado a estes ambientes e encontra facilidade de se multiplicar.
É importante que toda a população combata os acúmulos de água, não deixando que ocorram em calhas de telhados, entulhos jogados em terrenos baldios, etc…
Como medida de proteção individual orienta-se o uso frequente de repelentes de pele. Os à base de Icaridina (Exposis®) estão liberados para pessoas maiores de 6 meses de idade e têm duração de 10 horas após a aplicação. Deverão ser reaplicados após os banhos e/ou quando terminar o período de ação indicado pelo fabricante (geralmente indicado no rótulo do produto).
Existe ainda uma vacina contra Dengue (Dengvaxia®, laboratório Sanofi Pasteur) que pode ser usada por pessoas entre os 9 e 45 anos de idade que já tiveram Dengue pelo menos 01 vez na vida. Ela protege contra novas infecções que podem ocorrer pelos outros subtipos do vírus (pode-se contrair a doença por até 4 vezes ao longo da vida) e que tendem a ser mais graves.
• Tratamento:
Infelizmente ainda não existe um tratamento específico contra o vírus. São utilizados medicamentos para se combater os sintomas e hidratação vigorosa (oral se a pessoa consegue ingerir líquidos em quantidade satisfatória ou venosa).
É importante, então, que a pessoa beba bastante líquido e não deixe de procurar atendimento médico (idealmente até o primeiro dia sem febre).
Muito bom